
Orientações jurídicas
Seguem abaixo orientações jurídicas para pessoas físicas e empresas , cujo objetivo é fazer prova dos prejuizos sofridos em decorrência das enchentes , essas provas são essencias para àqueles que desejarem ingressar com ações buscando reparação pelos danos sofridos , tanto dano materais como moral e exsitencial, além de perdas e danos e lucros cessantes.
Quais as Provas são Necessárias - Pessoa Física.
Importante é reunir todas as informações possiveis a respeito das suas perdas com a enchente , quando falamos em perdas refere-se a tudo que foi perdido ou estraviado durante as enchentes , moveis , roupas , eletrônicos , veículos. o uso de imagens é primordial para reguardar sua prova , importante é fotografar o ambiente ou filmar toda casa por dentro e por fora, antes de iniciar a limpeza e o descarte dos materiais. Aqui também elencamos tudo que foi gasto até o retorno para a casa , combustível, alimentação , uber, frete, mão de obra para recuperação da sua casa , aluguel , médico, medicamentos , contas de água, luz e iptu.
Quais as Provas são Necessárias - Pessoa Jurídica.
Além de todos os itens da pessoa física , para pessoa jurídica é necessário a prova do estoque da empresa , uma relação que comprove os materiais estocados que foram perdidos , tudo que será gasto para reabrir a empresa , inclusive salários, lucros cessantes , o balanço dos ultimos 3 anos que comprove o faturamento, com isso poderemos comprovar a sua perda de faturamento . Se perdeu seus veículos ou ferramentas de trabalho é necessário comprovar que esses faziam parte da empresa , essa prova é feita com inventário da empresa e que os mesmos foram inutilizados ou são irrecuperáveis. Da mesma forma o relatório fotográfico é muito importante , todas as fotos podem servir como prova, importante é que comprovem a inundação e o estado em que o ambiente ficou após a enchente , mas antes da limpeza. Se tiverem sistema de Câmeras guardem as imagens da inundação.
